Ganesha Gold

Notícias

Ganesha Gold - Morre Claudio Demaria, ex-diretor de Engenharia da Fiat

Claudio Demaria foi o projetista de carros importantes como Fiat Palio, Uno, Toro e Argo. Engenheiro estava aposentado



Faleceu neste sábado (22), na Itália, o engenheiro Claudio Demaria, ex-head de Engenharia da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), atual grupo Stellantis.  O executivo tinha 68 anos e estava aposentado desde o começo deste ano. Demaria foi responsável pelo desenvolvimento de carros como o Fiat Palio, novo Uno, Punto, Toro e Argo. As causas da morte não foram divulgadas.

Claudio Demaria iniciou sua carreira na Fiat em 1973 teve e teve duas passagens pelo Brasil, tendo sido o chefe de Engenharia na América Latina. Demaria participou do desenvolvimento dos modelos de sucesso da Fiat na Itália, Brasil e em outros países latinos como Punto, Panda, Fiat 500, 500 L, Palio, Uno, Strada, Dobló e Ducato.

A atuação com a Fiat brasileira foi afinada em 1995, com o desenvolvimento do Palio. Atuou no Brasil entre 2005 e 2008. A segunda passagem por aqui foi entre 2011 e 2018, período em que atuou diretamente no nascimento da fábrica de Goiana (PE), com o lançamento de produtos como Renegade, Toro e Compass.

Em entrevista ao Jornal do Carro em 2011, Claudio Demaria contou um pouco dos planos da FCA para o Brasil. O engenheiro foi um dos responsáveis em desenvolver localmente os projetos para o mercado brasileiro. “Até 2005, todos os projetos destinados ao País nasciam na Itália. Vim pela primeira vez para criar uma estrutura de desenvolvimento para o Novo Uno. Hoje, Betim é um dos três maiores polos da empresa, ao lado dos de Turim e Detroit (EUA). E está ganhando autonomia.. A coisa está indo tão bem que já se fala em fazer intercâmbio entre engenheiros da Chrysler e da Fiat em Betim”, disse na época.

Retornou à Itália para assumir o posto Head de Engenharia da FCA  EMEA (Europa, Oriente Médio e África). Após a fusão da FCA com PSA, que gerou o Grupo Stellantis, passou a atuar como consultor técnico ligado ao CTO da empresa. A Stellantis divulgou a mensagem de condolência ao ex-colaborador:

“Com pesar informamos o falecimento do engenheiro e colega Claudio Demaria. Dema, como era carinhosamente chamado pelos colegas da Stellantis, chefiou o desenvolvimento de modelos ícones da indústria, como Punto, Panda, Fiat 500, 500 L, Palio, Uno, Strada, Dobló e Ducato, além de outros consagrados como Argo, Cronos e Toro. Com duas passagens pelo Brasil, chefiando a Engenharia Latam, Demaria estava aposentado e de volta ao seu país de origem, Itália. Aos parentes e amigos, estendemos nossos votos de conforto e solidariedade neste difícil momento para a Stellantis e toda indústria automotiva mundial.”

Leia também:

Dia D da Fiat oferece Toro com R$ 21 mil de desconto
Teste | Fiat Strada Ranch: câmbio automático é destaque
Argo 2023: Fiat muda grade, mas esquece algo
Fiat Fastback: cara de Pulse e traseira de BMW

Cláudio Demaria foi responsável pelo projeto de veículos importantes na história da Fiat como o Palio, Uno e Argo

Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@szdxy.com

Posts recentes

Motofest nos Quilombos de Brumadinho: evento terá moto e gastronomia

Brumadinho volta a receber encontro de motos. Motofest nos Quilombos terá música e gastronomia em…

3 dias

Fiat Pulse fica com 2 estrelas e Latin NCAP faz cobrança

Latin NCAP cobra mais airbags e itens de segurança no SUV compacto. Fiat Pulse tem…

4 dias

Mortes com Tesla Autopilot obriga recall de 2 milhões de carros

Sistema de direção autônoma Autopilot vai receber atualização OTA nos EUA. Mais de 23 mortes…

5 dias

Cachoro-vinagre viaja de graça em avião solidário

Espécie com risco de extinção, cachorro-vinagre foi transferido de avião solidário da LATAM. Animal ficará…

5 dias

No embalo do Dolphin, BYD decide nome do elétrico mais barato do Brasil

Seagull vai chamar Dolphin Mini no Brasil. Novo carro elétrico da BYD poderá custar cerca…

6 dias

BMW vai ampliar produção e abre vagas de trabalho no Brasil

Marca vai aumentar oferta de BMW X1, X3, X4 e o Série 3 no mercado…

7 dias
Ganesha Gold Mapa do site